Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Uma conversa que poderia ter acontecido este fim-de-semana com alguns dos meus amigos à mesa do café:
Essa cena do Mastodon... Isso é tipo Twitter certo?, pergunta o meu amigo "Tretas" com um ar ligeiramente interessado
Não, o mastodonte não é o twitter. Se era só isso que querias saber, obrigado e bom dia.
Calma. É que eu fui tentar perceber a coisa mas essa cena dos servidores e instâncias baralha-me.
A resposta anterior aplica-se. Isto não é o twitter. São vários serviços que coexistem numa federação que usa uma forma de comunicação muito pipi chamada ActivityPub.
O Tretas afasta-se de mim, põe as mãos na cabeça. Ainda fiquei mais baralhado. Vários? Então como é que eu sei o que quero?
Há três critérios para escolher “O que eu quero”
1 - A comunidade (o tal servidor ou instância)
A que comunidade me quero juntar? Os tugas? Os artistas? Geeks e nerds? Malta da bola? Petrol heads?
2 - As regras da comunidade (o tal servidor ou instância)
Posso mandar umas bojardas em português de Bocage? Deixam-me espalhar boatos? Posso inundar a timeline com lixo? Posso falar de política? Posso fazer posts automáticos? Sou obrigado a interagir com quem fala comigo?
3 - A performance do tal servidor ou instância
É rápido? As mensagens fluem a uma velocidade quase instantânea? Vai muitas vezes abaixo?
O Tretas abana a cabeça incrédulo. Continuo baralhado. O que eu quero é isso tudo.
Quero uma comunidade de tugas artistas e petrol-heads onde possa escrever tudo o que me apetecer e mandar as bojardas que me vierem à cabeça. E quero isso tudo num servidor rápido e cheio de gente.
Ok, isso não existe, obrigado por leres até aqui. Adeus e bom dia.
Bah! Bela porcaria. Isso da comunidade é o quê então? diz ele enquanto se levanta da cadeira com a fé abalada e ar desiludido.
A comunidade, ou timeline local, é o que mais diferencia o Mastodon de outras redes mais conhecidas. Pensemos na comunidade como uma espécie de fórum ou canal de IRC (para os mais antigos) ou um subreddit ou canal de Discord. Tudo o que é dito publicamente pelos membros deste servidor ou instância aparece aqui. E como qualquer fórum ou canal de Discord, está sujeito a regras e moderação.
Regras? Já sabes como eu sou com regras... Mas tipo o quê? pergunta enquanto se volta a sentar
Tipo, não podes insultar o teu vizinho nem falar mal do Benfica. Tudo o que o administrador e dono deste condomínio decidiu impor.
Levanta-se de novo indignado. Eh lá! Então o admin é um todo poderoso que faz o que quer?
Pois… sim é. Ele é o senhorio deste prédio e tu um mero inquilino. Por isso é importante saber as regras e saber se estamos de acordo com elas. No fim do dia, o Elon Musk pode ter o seu próprio servidor ou instância e obrigar-te a elogiá-lo para nela poderes continuar.
O esgar do Tretas não esconde o desdém e o horror. Eish. Medo. Mas então para eu falar e seguir os meus amigos temos de ir todos para o mesmo servidor? Isso é só parvo!
Não. Calma. Para além da timeline local (dos condóminos do teu servidor), tens a tua própria timeline individual onde vão aparecer apenas as pessoas que segues independentemente da instância em que estão.
Volta a sentar-se e aproxima-se de mim, mãos a segurar o queixo com algum interesse. Como assim? Como é que eu vejo as pessoas de outro servidor?
É aqui que entra a tal cena pipi do Activity Pub. Não interessa onde estão as pessoas, podes sempre segui-las desde que estejam num Mastodon qualquer. Tudo o que elas postarem vai estar visível para ti.
Mas o que eu queria mesmo era algo parecido com o Twitter. comenta algo desiludido
A tua timeline individual (ou Home) é a tua bolha. É a parte mais parecida com o Twitter que existe. Cada pessoa que sigas, de qualquer servidor, irá aparecer aqui. As duas grandes diferenças são: ausência de publicidade e ausência de algoritmo.
Algoritmos… Isto não era para dummies? O ar baralhado do Tretas não engana.
Vá… Não é assim tão complicado. Na timeline do twitter aparecem com maior destaque os tweets com muitos likes, retweets e interações. O twitter também constrói o teu perfil com base nos teus likes e posts para te recomendar gente.
Nada disso existe aqui. Não há forma de surfar o algoritmo simplesmente porque ele não existe. É inútil usar técnicas para provocar o like ou o retweet. Isso não vai dar nem mais nem menos destaque a quem o faz.
O Tretas é um provocador e lança: Mas eu não quero saber de privacidade e o que eu gosto mesmo é de ter muitos likes para me gabar junto dos meus amigos.
Aplica-se a primeira pergunta e resposta. Obrigado e bom dia.
Ok pronto. Mas então não há likes nem retweets no Mastodon? Bela treta.
Há sim, mas funcionam de forma diferente.
Os likes são isso mesmo… likes. Considera-os como favoritos. Só servem dois propósitos: construires uma lista de posts de que gostaste para mais tarde rever e também para mostrar algum apreço ao autor. Uma espécie de obrigado sem encher a timeline de obrigados.
Os retweets existem. São os “boosts”, o que não existe é o “quote retweet”. Sempre que um conteúdo seja relevante e lhe queiras dar destaque, usas o boost.
Eh pá… Mas então não posso fazer um quote retweet? Como é que eu vou expor e humilhar as pessoas com os seus erros ou tolices?
Obrigado pela pergunta e resposta. Get it?
O Tretas percebeu. Fica calado uns segundos enquanto pensa. É só isso então? A minha timeline (Home) e a timeline local?
Não. Lembra-te do que eu disse no início. Isto é uma federação. Se seguires pessoas de outros servidores verás posts de outras pessoas na timeline federada.
Ok então é tipo jornal regional e nacional?
É mais ou menos isso. A tua timeline é tua e só tem os teus amigos. A timeline local é o teu jornal das beiras que só tem jornalistas locais e a timeline federada é o jornal nacional que tem tudo sobre tudo. Até posts em japonês e mandarim vais encontrar nessa timeline federada.
Bom… Vou pensar nisso. Só mais uma pergunta.
Um dos critérios de escolha era a performance do servidor. Queres explicar?
Sim, o Mastodon funciona tão mais rápido quanto menor for o número de membros de uma comunidade/servidor/instância. Idealmente deveriam existir muitos servidores/instâncias, cada um com poucos utilizadores, caso contrário começam a surgir problemas e dores de crescimento. O custo de manter um servidor no ar dispara. Os admins podem até decidir não aceitar mais gente por estarem sobrelotados.
Num mundo ideal, terias uma instância por cada edifício ou empresa ou clube local, mas estamos longe disso e o passa palavra leva as pessoas a juntarem-se todas numa metrópole que depois fica congestionada.
Há alguma lista de instâncias ou servidores que eu possa ver? Ou tenho de te perguntar de todas as vezes?
Há sim. Aqui: https://instances.social/
Obrigado. Olha… Se eu quiser reclamar qual é o número de apoio ao cliente?
Não há. Podes enviar uma mensagem ao admin da tua instância e esperar que ele ou ela não esteja demasiado ocupado a tapar buracos nas máquinas. Alguns aceitam doações para ajudar a pagar os custos de manutenção.
Também és livre de fazer as sugestões de melhoria que quiseres. Isto é software aberto (open source). Não tem cartas escondidas na manga nem surpresas por baixo do pano. Se estás mesmo curioso, vai por aqui: https://joinmastodon.org/