Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Em jeito de dica telegráfica, aqui fica alguma informação sobre esta tag.
Estou a escrever sobre isto porque perdi algumas horas a tentar criar um podcast que me permitisse escolher uma imagem diferente para cada item. Não, não estou a falar da imagem genérica do podcast. Essa é colocada no "top-level" usando tags específicas do iTunes.
Segundo a documentação da Apple, a tag <itunes:image> não é suportada ao nível do item. A mesma documentação refere que a única forma de o fazer é através da metadata do ficheiro de som embebendo a imagem através do iTunes pela forma tradicional.
No meu caso, este método não era opção. Precisava produzir o podcast já com as diferentes imagens embebidas nos ficheiros por forma a ficarem de imediato visíveis ao subscrever ou actualizar o feed. Acresce ainda que uma das premissas era a produção totalmente automática quer do XML do feed, quer dos ficheiros de som.
A tag a que a Apple se refere é a APIC (Attached Picture) e está documentada no id3.org. Como se pode deduzir da implementação do iTunes, são permitidas várias tags APIC para o mesmo ficheiro de som, cada uma em sua frame. Presumo que os Enhanced Podcasts façam precisamente isso.
Antes de mais, diga-se: funciona. E acrescente-se: que grande martelada. Se faz sentido no contexto específico do id3, já não faz qualquer sentido no contexto do podcast. O ficheiro XML pretende estruturar toda a informação e é lá que devia estar incluída, à semelhança da tag <itunes:image> para a imagem genérica. Apple? Acordem senhores.
Adiante.
Para quem queira embeber artwork num MP3 usando a linha de comandos não há muitas opções. Das que testei, a que mais me convenceu foi o eyeD3 do Travis Shirk.
eyeD3 é um módulo e um programa em Python (2.3+) para ler e escrever id3 tags. Suporta ID3 v1.0/v1.1 e v2.3/v2.4, é à prova de idiotas e o projecto está bem activo.
eyeD3 --add-image=1.jpg:FRONT_COVER 1.mp3
poof! Done :)