Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Canon Powershot G9

Será desta que encontrei a máquina fotográfica ideal?

Quem me conhece chama-me gadget freak, early adopter e outros mimos. A verdade é que quando falamos de fotografia, estes tiques todos caem por terra. Dizer que a máquina é a extensão dos olhos ou da criatividade do fotógrafo é apenas um lugar comum. Um gadget freak vai à procura da máquina que para além da fotografia, toque uns MP3, tenha GPS integrado, Wi-Fi, relógio e eventualmente sirva de descascador de batatas (olha! descrevi o Nokia N95).

No meu caso, procuro conforto. A zona de conforto para um fotógrafo é o resultado de uma equação complexa com variáveis estranhas como os olhos, os músculos, os neurónios, o tacto, a estética e até os dedos.

É por isto que a máquina ideal não existe.
É por isto que uma descartável da Kodak é a máquina ideal para a D. Balbina do 3º Esq.

Eu gosto de fotografia. Eu gosto muito de fotografia e não das máquinas. O que mais me irrita é ter de lutar contra a ergonomia e falta de informação no preciso momento em que após imaginar o enquadramento ideal, decido a fotografia.
Dito isto, estarão a pensar: "é pôr tudo no automático e clicar".
Puro engano. O automático é um agente da democracia fotográfica. Um agente do MFA numa sessão de esclarecimento que ensina toda a gente como deve proceder para se ser um verdadeiro democrata.
O resultado é um cardume de fotos todas iguais, com a mesma luz aborrecida e detalhes distantes que não interessam a ninguém. E sim, também tenho vários cardumes desses nos meus arquivos.

Quando decido uma fotografia sei 3 coisas básicas: luz, enquadramento e detalhe. Uma boa máquina é a que não me obriga a gritar com ela para obter o que quero.

Cabe aqui uma confissão de que me vou arrepender amargamente. Até hoje, só uma máquina acertou na minha zona de conforto. Não sei ao certo porquê. Provavelmente por ter sido com ela que aprendi a fotografar. Era (e é) a velhinha Nikon N70. A piada é que na guerra Canon vs Nikon, a minha trincheira é da Canon, mas isso são outras contas que ainda terei de fazer.

Depois da N70 veio a EOS 300 que nunca me agarrou. Provavelmente porque estava quase a fazer a transição para o digital.

No mundo digital SLR passei pela 10D e depois para a EOS 1DS Mark II. Tinha tudo para ser a máquina ideal. Full frame digital, resolução em barda, lentes fantásticas, todas as funcionalidades que precisava. A verdade é que quando quero fazer fotografia, a escolha da 1DS é sempre um drama. Esta máquina não cabe na tal zona de conforto. Peso, muito peso, muito pouco discreta, demasiado cara, etc. Tudo isto funciona como um grande turn-off e não é libertador. Fotografar é uma preocupação constante. A máquina está demasiado presente.

Procurei então o mundo das compactas. O rol é grande. Uma Olympus C-2000, uma Canon de 4MP, uma Casio Exilim Z-750 e finalmente, uma IXUS 850 IS.
E foi esta última a que mais se aproximou da zona de conforto. A máquina é verdadeiramente fantástica. O software é excelente. A ergonomia fantástica. O peso, libertador.

Surge entretanto a Powershot G9. À priori, tem tudo para dar o passo seguinte em relação à 850IS. Tem uma zona criativa maior e mais próxima dos princípios básicos da fotografia. Controle manual, um LCD enorme, um peso absolutamente ideal e 12 MP RAW.

A máquina só chegou ontem. Ainda não tive oportunidade de a testar no campo. Ainda assim, aqui ficam as primeiras impressões:

Gosto

Da estética.

A meio caminho entre a slim compact e a full SLR.
Preta. Pouco espalhafatosa. Linhas direitas. Botões rotativos para escolher o modo e o ISO (adoro esta feature)

Do LCD.

É enorme e brilhante. O nível de detalhe e a rapidez de resposta são muito bons. Até a minha mãe vai conseguir ver fotos num écran destes :)

Do software.

É uma evolução do que já conhecia da 850 IS. Controles simples sem necessidade de usar grandes combinações de teclas.
Controle manual. Fácil de usar. Intuitivo.

Do estabilizador de imagem

É absolutamente genial. Sempre detestei o flash. O flash é o responsável por muitas fotografias de extraterrestres que por aí andam. Perdem-se as nuances, as sombras, as tonalidades de côr.
O estabilizador permite-me tirar fotos em condições de luz verdadeiramente agressivas.

ISO 80-3200

Simplesmente porque me ajuda a evitar o flash :)

Face detection.

Sim, para fotografias do tipo "cardume", é uma funcionalidade gira e interessante. Evita a necessidade de focar e re-enquadrar.

Exposure lock

É um must have para uma máquina perfeita. Na Powershot G9, esta funcionalidade está acessível e fácil de usar ao contrário de outras máquinas profissionais.
Medir a luz e escolher a exposição correcta é a lição mais importante para qualquer fotógrafo amador. As medições "evaluativas" automáticas ponderadas ao centro ou outras artimanhas são os maiores responsáveis pelas fotos-cardume.

Rapidez

A resposta das teclas é rápida. Não há pausas idiotas entre a escolha de opções.
A focagem é muito rápida e precisa. Há opção de focagem manual mas é uma treta inútil na maioria dos casos.

Não gosto

Não percebo porque insistem nos modos criativos. São absolutamente inúteis para mim. Night shot, sports, landscape, etc. Não é assim que decido uma fotografia. Não é o meio que me condiciona, mas o objecto.

35mm ? Esta falha é grave. No mínimo devia ter uma distância focal mínima de 28mm. Sou fã da grande angular e da ambiência que cria. Enfim, há adaptadores.

O viewfinder é minúsculo. Sim, eu sei que numa máquina compacta já ninguém usa o viewfinder. Mas é pena. Estou demasiado habituado a enquadrar com o viewfinder. E embora a distorção entre a foto real e o que vemos no viewfinder não seja grande, não se trata obviamente de uma SLR com tudo o que isso significa. Estamos sempre a ver uma aproximação da imagem.
Em compensação, o LCD é demasiado bom para não ser usado na composição da foto.

Bottom line

Pelo preço, (pouco mais de 500 euros na Colorfoto) e pela promessa de entrar calmamente na minha zona de conforto, a Powershot G9 é bem capaz de ser a melhor máquina que já tive.

Será desta?
Prometo responder algures no tempo.


21 comentários

Imagem de perfil

De Jonasnuts a 03.10.2007 às 00:37

Quando é que eu herdo essa? :)
Imagem de perfil

De Eduardo a 03.10.2007 às 00:56

És uma gadget freak. Tens muito que arranhar até lhe pores as mãos em cima :P
Imagem de perfil

De Jonasnuts a 03.10.2007 às 00:59

Curiosamente, arranhar não seria a primeira palavra a chegar-me aos lábios, mas tu lá sabes.
Imagem de perfil

De Koshdukai a 04.10.2007 às 09:34

(desculpem intrometer-me mas...)

er... eu... só queria saber se o descascador de batatas do Nokia N95 é um hack, um mod ou se vem de série ?

...é q isso muda tudo!!! :D
Imagem de perfil

De esquisito a 05.10.2007 às 18:00

Nas máquinas fotográficas sinto o mesmo, quero uma coisa confortável, e que não atrapalhe.

Mas por muito que as compactas tenham melhorado, ainda não lhes perdi a alergia. Tenho uma Sony V1, que tem os P,S,A,M, mas a coisa mete-se à frente. Comprei a Nikon D70. É demasiado grande, demasiado pesada para andar de turista, mas eu faço o esforço...

Agora na tua situação teria comprado a Nikon D40. É uma DSLR pequena e tão leve como 1 compacta (se fôr com a 18-55). E é outro mundo. (não sou nikonista, só não digo Canon's porque a pega da 400D é demasiado pequena para ser confortável) O defeito é que podes não te contentar com a 18-55, e as alternativas atraentes são grandes, pesadas, e custam outro tanto... (Tokina 12-24 para quem só gosta de grande angular e a todo o terreno Nikon 18-200 VR, que eu tenho e adoro).

Desculpa o "testamento"! :)
Imagem de perfil

De Eduardo a 07.10.2007 às 01:26

Olá esquisito. Pondo de parte a heresia da Nikon :P, nem com a 18-55 lhe podes chamar compacta. Entendo uma compacta como algo que podes colocar no bolso das jeans :)
Por outro lado, tens toda a razão quanto à inevitabilidade do que se seguiria, i.e. a compra de uma 70-200 e rapidamente, teria uma lente com o triplo do peso da máquina.

Uma nota quanto às lentes todo-o-terreno. Também tentei essa abordagem, mas como sabes, a qualidade óptica é sempre pior e as lentes bem mais escuras.

Na EOS 1DS MkII uso uma 16-35 2.8 constante, a 70-200 2.8 constante e a 24-70, tembém 2.8 constante. Adoro o facto de saber que posso contar com uma abertura decente, mesmo com o zoom no máximo. Lá está... Menos ciclos de CPU mental ao escolher a foto.

Essa 18-200 é qual? a 3.5 - 5.6 ?
Imagem de perfil

De esquisito a 07.10.2007 às 01:45

Pois, em relação à D40 não queria dizer compacta, queria dizer "compacta"... ;)

Bem, não tenho esse "problema" de poder comprar as 2.8 que queria ;), portanto comecei pela 18-200 (sim a 3.5-5.6 - http://www.kenrockwell.com/nikon/18200/18200-specs.htm) e o resto vai aparecendo à medida das necessidades e nece$$idade$... Além disso não sou grande fã de andar sempre a trocar de lente, na maior parte das situações, por isso esta é excelente.

E sim, claro, há lentes muito mais "sharp" que esta 18-200, e nem é preciso gastar muito dinheiro (50mm 1.8), mas a liberdade criativa de ter aquele zoom todo... Assim posso andar à turista com 1 saco "pequeno", e de mochila quando o caso é sério...

P.S: O VR desta 18-200 é excelente, muitas fotos perfeitamente nítidas a 1/15 e quase todas a 1/30 (handheld).

P.S. 2: Esta 18-200 é mais nítida e tem muito menos distorção que a 18-70, por incrível que pareça...
Sem imagem de perfil

De Cássio Rogério Eskelsen a 06.10.2007 às 18:04

Olá!

Adorei seus comentários, você tem um pensamento igual ao meu, principalmente ao fato de não precisar GRITAR com a máquina e o não uso de flash!

Irei adquirir a G9 como minha segunda câmera (a primeira é uma 350D que logo será migrada para uma 30D) para que eu possa ter uma câmera a disposição a qualquer momento.

um grande abraço

Cássio
Imagem de perfil

De Eduardo a 07.10.2007 às 01:29

Obrigado pelo seu comentário Cássio. Atenção à 30D. Tendo uma qualidade de construção muito maior, você vai reparar certamente na diferença de peso em relação à 350D: Por outro lado, se usar lentes de certa dimensão será melhor pois o peso fica mais equilibrado.

Fico a aguardar as suas fotos com a G9.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.10.2007 às 20:50

Boas!
Hoje estive com uma G9 na mão. Gostei.
Tenho a G6 e, na G7 e G9, sinto a falta do lcl móvel. Dá jeito por vezes. Realmente a grande angular podia abrir um pouco mais.
Para um amante de gadget´s (mas não só) sabe-se lá o que para aí virá!
Nestas coisas das máquinas convém não esquecer o essencial. É como a música... a aparelhagem é importante mas a boa música ouve- se em todo o lado.
Boas fotos.
tigusto
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.11.2007 às 14:00

Olá!

tou tentado a comprar a G9 e reparei que este texto foi escrito há mais de 1 mês e sem grande utilização da máquina.
E agora? 1mês e meio depois, qual é a opinião da máquina??? aconselhas??

Abraço
Imagem de perfil

De Eduardo a 26.11.2007 às 22:17

Olá! Falta de tempo tem-me impedido de fazer posts mais regularmente. Eu sei que estou em falta com uma review mais detalhada já com alguma experiência de utilização. Fica para breve.
Mas em resumo e para ser totalmente directo: "SIM".
Recomendo vivamente. Tudo o que eu esperava que acontecesse aconteceu :) Mesmo o facto de sentir a falta dos 28mm. É sem dúvida a grande falha.
Exposure-Lock funciona muitissimo bem e a transição de uma máquina profissional para esta é bem suave.

Até breve.
Sem imagem de perfil

De Mayra a 05.12.2007 às 21:19

tenho uma canon g9 , ja tive outras maquinas, mas como estou com uma otima maquina em maus desta vez quero me aprofundar um pouco mais no mundo da fotografia.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

tenho uma canon g9 , ja tive outras maquinas, mas como estou com uma otima maquina em maus desta vez quero me aprofundar um pouco mais no mundo da fotografia. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>nao</A> penso em fazer um curso, pois meu objetivo principal é fotografia subaquatica e pretendo apenas fazer o curso de foto sub . <BR><BR>No entanto pra tirar boas fotos na agua, tem que tirar boas na terra antes. <BR><BR>Teria como me indicar um livro o qual podesse "substituir" o curso. Um livro ensinando realmente a fotografa com cameras digitais?? <BR><BR>Alem do mais na minha cidade nao ha cursos de fotografia com cameras digitais <BR>meu email é <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>mayracostapires@hotmail.com</A>
Imagem de perfil

De Eduardo a 05.12.2007 às 21:58

Olá Mayra. Há inúmeros tutorials online sobre fotografia. O difícil é escolher :) Como falou de fotografia com câmaras digitais, há alguns temas importantes como o "Color Management", formato RAW e edição de imagem. Para além disso há os temas básicos da exposição, abertura, velocidade, enquadramento.
Da minha lista de links escolhi alguns que podem dar uma ajuda.

http://photonotes.org/articles/
http://www.normankoren.com/makingfineprints.html
http://photo.net/learn/making-photographs/
http://www.normankoren.com/#Tutorials

P.S. A grande virtude da fotografia digital é que não impõe barreiras à experimentação. É grátis tirar mais uma foto. Porque não experimentar algo totalmente diferente e mexer agressivamente nos parâmetros da máquina?

Partilhe depois as suas fotos:)
Sem imagem de perfil

De Alexandre.c a 23.12.2007 às 21:48

Antes de mais muitos parabéns pelo blog.

Encomendei a minha G9 ontem!
Já há algum tempo que ando a ver e ver máquinas fotográficas, e acredite que foi um desassossego até me ter decidido pelo G9.
Estive muito tentado na compra de uma SLR (Canon Eos 400D vs. Nikon D40X). Tenho muito interesse por fotografia e adoro boas fotos, contudo tenho plena noção que nada, ou quase nada sei da Verdadeira Arte Fotográfica.
O facto que me fez optar pela G9 e não por uma SLR foi que não me estava a ver a andar sempre com uma mochila às costas para registar todos os bons momentos.
Gostava de saber a sua opinião a cerca das lentes adaptativas para a G9: Canon LA-DC 58 H ; Canon WC-DC 58 B ; Canon TC-DC 58 C.
Prometo dar noticias quando já tiver a minha G9.

Alexandre.c
Sem imagem de perfil

De Rayssa a 03.01.2008 às 13:14

Olá, pretendo fazer um curso de fotografia e ainda não tenho máquina digital. O professor do curso recomendou compar a Canon Powershot G9. Porém. alguns amigos falaram que esta máquina é muito "sofisticada" para quem, como eu, não tem experiência em fotografia. O que você acha? Qual máquina você sugere a um principiante? Agradeço sua sugestão.
Sem imagem de perfil

De Glitzy a 03.02.2008 às 19:57

Olá, enquanto procurava opiniões sobre a G9 encontrei este post.. e fiquei curiosa com o resultado, pois também quero comprar uma.. mas estou um pouco indecisa, fico a espera dos resultados e se possível algumas fotos :)

Comentar post


Pág. 1/2



Sobre mim

foto do autor




Redes

Mastodon


Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2011
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2010
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2009
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2008
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2007
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D